Astroturfing do PP? Ou como chegar às novas tecnologías com 10 anos de atraso

Para as eleiçons em 2009 parece que os o BNG e o PP estám fixando postos de avançada na internet. Já sabem que eu nom sou mui afim de nenhum dos partidos representados hoje no parlamento galego, o meu perfil político (soberanismo de esquerdas) ficou orfo há tempo. Porém tenho que admitir que a página criada para lançar a ego-campanha de Quintana está mui bem feita, é agradável para o visitante e participante e os vídeos estám gravados com qualidade e bom gosto. Tem algumhas traças de verdadeira campanha digital, até emprega licenças Creative Commons para os conteudos.

Por contra desse “bom fazer” do bloco, e para ser directos e sintéticos, a página web da campanha de Feijóo dá vergonha. O flash inicial é dum arcaico que até surpreende, os videos estám gravados com umha realizaçom pobre, dignos dum capítulo de Muchachada Nui. Para aumentar o ridículo o aviso legal é totalmente fechado e inclue a clássica advertência contra hiperligar a própria web. Para rematar, e nom quero dizer que isto último estea ligado com o próprio PP, alguns pepeiros estam a fazer astroturfing em Vieiros. Umha dúzia de usuários novos, parece que criados ad hoc para essa nova, aparecem em manda e enviarom comentários mui parecidos apoiando o candidado espanholista numha nova sobre ele. Há poucas estrategias tam tristes e patéticas, nom?

  • By Galeguzo, Novembro 25, 2008 @ 12:14 p.m.

    Chapéu por este artigo, neno. Ainda que eu seria mais crítico com Quin.tv ou, mais bem, com a ideia que têm os políticos sobre as tecnologias. Gostaria que o próprio Quintana aclarasse se o vlogue será continuidade ou será como o blogue criado para os últimos comícios (Falaconquin), que após os votos deixou de funcionar.

    Neste sentido, sinto inveja porque os catalães e bascos têm governantes ou representantes de alto nível como Joan Puig ou Iñaki Anasagasti que actualizam com periodicidade os seus blogues. Periodicidade e conteúdos ácidos, com forte carga política e longe do politicamente correcto.

  • By Galeguzo, Novembro 25, 2008 @ 12:16 p.m.

    E agora, criticando o PP… Surpreendeu-me a qualidade do vlogue de Feijóo (ainda que bastante cutre), sobretudo por comparação com o web pepeiro, ppdegalicia.com.

    Precisamente, falo de ppdegalicia.com… Gostaria de saber quando lhes cobraram aos PePes por esse engendro, esse ataque ao bom gosto, que qualquer mocoso de 15 anos pode fazer em duas tardes (e seguramente com melhores resultados).

Other Links to this Post