Umha dúvida sobre a leitura

Este vídeo que vim hoje em boinboing.net tem-me intrigado. Mostra umha técnica para incrementar a velocidade de leitura:


More DIY videos at 5min.com

A ideia básica é repetir, subvocalizando, umha mesma sequência monótona para primar a leitura visual sobre a faríngea. Mas… o de ler vocalizando nom o superáramos no século XVI? Ou para cada pessoa alfabetizada nalgum momento da primária? Nom lembro como foi o meu processo de aprendizagem da leitura mas desde que tenho memória consistente nom vocalizo as palavras, fago leitura visual. Cuido que é consequência duns bons hábitos de leitura herdados na minha casa, mas nom quero generalizar. De verdade há gente, adulta, alfabetizada na infáncia, que lê com a faringe?

P.S. Graças a moraima de Chuza! puidem ter umha resposta mui satisfactória.

  • By Galeguzo, Setembro 7, 2009 @ 8:45 a.m.

    Ler, como respirar, são processos com parte consciente e inconsciente. Respiramos por inércia, mas também podemos respirar adrede.

    Se predendemos abordar a autoanálise de como lemos temo-lo fodido, porque o processo volve-se consciente. Então, alguém teria de analisar-me desde fora… Eu fiz agora a prova de ler, e sim, noto como se articulam alguns músculos do aparato fonador, não sei se a faringe ou o quê. Muito suavemente, ao menos quando quero focar a minha atenção nalgo, como se quiser memorizá-lo.

    No resto do processo (p.e., quando leio as linhas que estou a escrever ao tempo que as redijo) não sinto essas débeis articulações. Curioso.

Other Links to this Post